Períodos históricos das 7 Igrejas do Apocalipse

                                        

A palavra igreja é uma tradução da palavra grega ekklesia, “chamado”. Uma expressão relacionada com assembleia, reunião de pessoas para adoração a Deus.
A igreja cristã ao passar dos anos, a sua pureza foi declinando do verdadeiro significado dos ensinos de Jesus. Foram séculos de sofrimento para a humanidade.  
Vamos através das profecias do Apocalipse, analisar estes períodos da história da igreja.

 Igreja de Éfeso, Desejável! Ano 31 - 100[1]

Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua perseverança; sei que não podes suportar os maus, e que puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são, e os achaste mentirosos; e tens perseverança e por amor do meu nome sofreste, e não desfaleceste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Apocalipse 2: 2-5.

A igreja neste período era pura e fiel, ela está representada também pelo cavalo branco (branco = pureza).

 No primeiro século os cristãos pregavam a Verdade Pura, preservaram e lutavam pelas verdades bíblicas, obtendo conquistas de almas no império dos Césares. Foi nesta época que Deus derramou o poder do Espírito Santo, pois havia amor, união, companheirismo, firmeza e comunhão.[2]

As controvérsias levantadas por falsos profetas causou divisão entres dirigente, mas sem dúvida este fato não invalidou a pureza da igreja nesta época.

Igreja de Esmirna, Cheiro suave! Ano 100- 313

Conheço a tua tribulação e a tua pobreza {mas tu és rico}, e a blasfêmia dos que dizem ser judeus, e não o são, porém são sinagoga de Satanás. Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Apocalipse 2:9-10.

     Neste período de 100-313 d.C,[3] a igreja foi marcada pelas perseguições  dos Césares com muito derramamento de sangue, representado também pelo cavalo vermelho (Ap 6:3 e 4). A igreja destronou a Cristo preferindo homens falíveis como guias, resultando um grave declínio na obra de evangelização.[4] 

“Diocleciano (anos 303-313) comandou a mais sangrenta campanha de aniquilação que o cristianismo jamais sofrera nas mãos de Roma paga.” [5]Um período sombrio, de muitas aflições.

Igreja de Pérgamo, altura ou elevação! Ano 313-538

Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem. Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.  Apocalipse 2:13-15

Esta Igreja que existiu por cerca de 313-538 d.C, teve um  período de total declínio das verdades bíblicas, onde as tradições pesou mais que a verdade.

A igreja neste período se unificou com o Estado através do imperador Constantino (313), tornando-se uma “Igreja Imperial” em lugar de uma “Igreja Cristã”, a política e a religião junta era uma tragédia espiritual. Os cristãos não precisavam mais se preocupar com as perseguições, pois Constantino decretou a liberdade religiosa (Edito de Milão-313)[6].Como forma de unificar o império, um dos seus recursos foi à cristianização do povo romano através de incentivos. 

Os costumes, ritos e cerimônias pagãs foram introduzidos então no cristianismo, incluindo as festas pagãs, o domingo (dia do sol) que foi estabelecido por lei como descanso do trabalho. O decreto dominical foi feito no dia 7 de março do ano 321 por Constantino.
Outras doutrinas pagãs: Ano 370, cultos aos santos; ano 400, oração pelos mortos; ano 530, dogma do purgatório.

“O que aconteceu foi que a Igreja, no seu afã entusiasta de evangelizar todo o mundo, começou a batizar pessoas que não tinham conhecimento suficiente da doutrina cristã. Muitos gregos, romanos e gentios, começaram a pertencer à Igreja sem ter abandonado os seus velhos costumes pagãos e doutrinas, e começaram a contaminar a pureza da doutrina que se mantivera branca durante o primeiro século.” Doutrinas estranhas pretendiam misturar-se às verdades bíblicas: O pecado original, a natureza de Cristo, o papel da virgem Maria, o celibato e a autoridade da igreja.” [7]-

Igreja de Tiatira, Cântico de Trabalhos ou Sacrifício de Contrição! Ano 538-1565

Conheço as tuas obras, e o teu amor, e a tua fé, e o teu serviço, e a tua perseverança, e sei que as tuas últimas obras são mais numerosas que as primeiras. Mas tenho contra ti que toleras a mulher Jezabel, que se diz profetisa; ela ensina e seduz os meus servos a se prostituírem e a comerem das coisas sacrificadas a ídolos;  Apocalipse 2: 19-20.

O inicio deste período da Igreja de Tiatira, cerca de 538-1565 da nossa era, é o ponto de partida  da profecia dos 1260 dias. ( Dn 7;25;12:7; Ap 11:2; 11:3, 12:6; 12:14;13:15).

E proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo e cuidará em mudar os tempos e a lei; e os santos lhe serão entregues nas mãos, por um tempo, dois tempos, e metade de um tempo. Daniel 7:25.
Darei às minhas duas testemunhas que profetizem por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco.
Apocalipse 11:3.

É estabelecida a poderosa Igreja Romana. Com o decreto de Justiniano no ano 538 começa a profecia dos 1260 dias (anos) [8] de Supremacia Papal.  Neste período, os cristãos que eram contrários às doutrinas da Igreja Romana eram considerados como hereges e condenados à morte, da forma mais horrível que se pode imaginar.

O povo deste período não tinha a oportunidade de escutar a missa em seu idioma, a missa era realizada toda em Latim, a leitura da Bíblia era proibida.

Muitos lutaram e morreram para o povo ter o direito de conhecer as maravilhas da salvação, encontradas nas Santas Escrituras.

 Este período de 1260 anos de terrível perseguição foi amenizado com o início da reforma em 31de outubro de 1517 com o ex-monge católico, Martinho Lutero.

998 - Instituído o dia dos mortos.
1184 - Instituída a inquisição.
1190 - Começa a venda das Indulgências.
1216 - Instituída a confissão auricular.
1229 - Proibida a leitura da Bíblia.
1563 - Concílio de Trento. A tradição acima de tudo. (5° selo)

Igreja de Sardes - Cântico de Alegria ou que permanece! 1565-1750

Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Isto diz aquele que tem os sete espíritos de Deus, e as estrelas: Conheço as tuas obras; tens nome de que vives, e estás morto. Sê vigilante, e confirma o restante, que estava para morrer; porque não tenho achado as tuas obras perfeitas diante do meu Deus. Lembra-te, portanto, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. Pois se não vigiares, virei como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram as suas vestes e comigo andarão vestidas de branco, porquanto são dignas.  Apocalipse 3:1-4.
Embora ele (Lutero) descrevia a mudança que Deus fez em seu coração por meio da fé em Cristo, senti que meu coração se confortava. Senti que confiava em Cristo, só em Cristo, para a minha salvação, e me deu segurança de que Ele havia eliminado meus pecados, sim, os meus, e me havia salvado da lei do pecado e da morte. John Wesley
A reforma luterana proporcionou ao cristianismo um novo recomeço. Agora os cristãos podiam desfrutar do conhecimento de Deus, como nunca havia desfrutado antes. Mas parece que nem tudo é perfeito. A Bíblia passou a ser utilizada de uma maneira equivocada, chegando a ser um arsenal de armas teológicas.
Nesta época o protestantismo cresceu muito, e se expandiu pelo o mundo. A reforma também ocasionou diversas ramas doutrinarias surgindo assim vários grupos religiosos

Igreja de Filadélfia - Amor Fraternal! 1750-1844

Conheço as tuas obras {eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar}, que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. Apocalipse 3:8.

O grande terremoto tem sido identificado por muitos teólogos como o grande terremoto de Lisboa, de 1º de novembro de 1755. O escurecimento do Sol ocorreu em 19 de maio de 1780. E a Lua se tornou como sangue na noite do mesmo dia. A chuva de estrelas foi em 13 de novembro de 1833.

Em 1798 foi marcado pelo o fim da profecia dos 1260 dias de supremacia papal, com a prisão do papa Pio VI por Napoleão Bonaparte. E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta. Apocalipse 13:3.

O período foi à era do reavivamento com John Wesley, este movimento produziu um grande despertar religioso. Este período também representa a mensagem da hora do juízo.

Surge um homem chamado Guilherme Miller, anunciando a volta de Jesus para o dia 22 de Outubro de 1844[9]. Isto causou um reavivamento geral nos Estados Unidos e na Europa. Todos queriam ver Jesus, mas quando chegou o dia, aquilo que era doce de se ouvir, tornou-se amargo de engolir (Ap 10:10), houve um grande desapontamento. Cristo não veio naquela data, mas naquele dia, Jesus estava abrindo a porta do Santuário no céu e começando a primeira fase do juízo final. O que aconteceu naquele dia foi à purificação do Santuário celestial e não a volta de Jesus.
E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo.   Apocalipse 10:10.

Igreja de Laodicéia - Julgamento do Povo! 1844 - 2ª VC

Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca. Apocalipse 3:15 16.( próximo capítulo).

Este é o período da igreja verdadeira dos últimos dias, e em Apocalipse revela as características desta igreja.

E foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente. E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para fazer que ela fosse arrebatada pela corrente. A terra, porém acudiu à mulher; e a terra abriu a boca, e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca. E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus.  Apocalipse 12:14-17.

Características: Surgiria ao final dos 1260 anos de Apocalipse 12: 14, isto é, depois de 1798; Guardaria todos os dez mandamentos de Deus e teria a fé em Jesus; Anunciaria a Volta de Jesus e as três mensagens angélicas e seria um movimento mundial. Estas características correspondem perfeitamente a Igreja Adventista do Sétimo Dia.




[1] Os períodos correspondentes das sete igrejas são datas aproximadas. Os pensamentos e as experiências da igreja não podem definir um momento exato.
[2] A.S. Mello, A verdade sobre as profecias do Apocalipse, (São Paulo 1959), 142.
[3] Maximo Vicuña A. Interpretación histórica del libro de Apocalipsis (Lima Peru, 1989) ,53.
[4] A verdade sobre as profecias do Apocalipse, 149.
[5] Yván Balabarca. Historia de la Iglesia. Universidad Peruana Unión, Lima, 37.
[6] A verdade sobre as profecias do Apocalipse, 152.
[7] Alejandro Bullón, O Terceiro Milênio, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí- SP, 2001; 41 e 42.
[8] Um dia é equivalente a um ano profético. Ezequiel 4:6-7 / Números 14:34.
[9] Data estabelecida por Samuel Snow.

Comentários

  1. Muito obrigado pelos escritos, eles foram muito úteis para o meu aprendizado.

    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Deus sempre tem orientado através dos tempos um povo que lhe é fiel e neste tempo do fim chamou o movimento da Igreja Adventista do 7º Dia para repor toda a verdade Bíblica para prepara um povo para a breve Volta de Jesus e restabelecer um mundo novo, tal como originalmente Deus o programou! O mal não mais se levantará sobre a Terra!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

10 Qualidades de um Ganhador de Almas

Se não existe o inferno, onde fica o quartel general do Diabo e seus demônios?