A Trindade e o seu Mistério

                               

A Trindade são pessoas coeternas em um só propósito (Pai, Filho e Espírito Santo), estabelecendo assim a terminologia que conhecemos como “Deus”, um único Deus (Dt 6:4). Esta doutrina é alvo de muitas criticas no mundo teológico, pois a palavra “Trindade” não se encontra na Bíblia.

Os contrários a Trindade através deste argumento tentam provar que a doutrina é de origem pagã. A Trindade é uma doutrina que nossa mente limitada pelo pecado não pode compreender completamente, é um mistério, "Unicamente o Infinito pode compreender o Infinito" disse Max Hatton[1]. Diante deste quadro surge o seguinte questionamento:

Por que a doutrina da Trindade é um mistério? Não deveríamos entender tudo o que a Bíblia ensina? A palavra Trindade não se encontra na Bíblia, seria isso prova de que a doutrina não existe?

“Porventura desvendará os arcanos de Deus ou penetrarás até à perfeição do Todo-Poderoso?” Jó 11:7. 

“Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir” Salmos 139:6.

“Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado; a Sua grandeza é insondável” Salmos 145:3.

“Não se pode esquadrinhar o Seu entendimento” Isaias 40: 28.

“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos” Romanos 11: 33.

Muitos assuntos que não compreendemos, perguntaremos a nosso Senhor Jesus quando estivermos com os santos na eternidade. A Bíblia ensina o suficiente e o compreensível para que sejamos salvos e vivamos felizes. Possuímos e entendemos todos os assuntos bíblicos que precisamos. Somos todos pecadores e totalmente limitados para entender profundamente os assuntos de Deus. Você não pode ensinar a teoria da relatividade para uma criança de cinco anos, pois não tem idade intelectual para compreender, assim não temos esta idade intelectual e celestial, somos apenas crianças, não podemos entender estes mistérios.

Sobre a questão da palavra “Trindade” de não aparecer na Bíblia, temos diversas explicações:
Pense se fosse necessário ter uma palavra relatada na Bíblia para crer, não creiamos na própria Bíblia, pois em todos os livros bíblicos a palavra “Bíblia” não aparece. O fato de se usar uma nova palavra para uma doutrina bíblica não significa que a doutrina não tenha existido antes do aparecimento do novo vocábulo. A Palavra de Deus nos revela evidencias trinitárias tanto no Antigo Testamento como no Novo, aclarando-nos a sua existência.

Não consigo entender como pode ser três pessoas em uma?

Nesta questão devemos compreender o significado da palavra “Único” no hebraico echad (Dt. 6:4), que significa uma união (unidade) e não uma pessoa sozinha. Deus é um, unido. A mesma palavra é usada para se referir o primeiro casal terrestre, “... serão os dois uma só carne” (Gn 2:24), heb. echad. Portanto, ao analisar palavra que define que Deus é “um”, significa não uma pessoa isolada, mas uma unidade, composta de três pessoas.

Evidências da Trindade no Antigo Testamento

A primeira evidencia já encontramos no primeiro verso:

"No princípio criou Deus os céus e a terra." Gênesis 1:1.

A palavra "Deus" aqui vem do Hebraico Elonhim, que é a forma plural de Elohá. Assim sendo, aqui está a primeira evidência bíblica de pluralidade Divina. A palavra hebraica é Elohim. Matthew Henry[2] diz que ela significa “a pluralidade de pessoas na divindade: Pai, Filho e Espírito Santo”.

Ficaria assim o texto: "No princípio criou ‘Deus, Jesus e o Espírito Santo’ os céus e a terra”.

Este verso nos mostra claramente a Trindade, mas temos evidencias em outros versos.

Em Gênesis 1: 26 lemos: E disse Deus, façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.

O verbo Na’aser observe que também está no plural, indicando, mas de uma pessoa. Moisés intercala no verso seguinte uma forma singular, verso 27 lemos: "E criou Deus o homem à Sua imagem...", indicando que há um só Deus, que se manifesta em três Pessoas.

Mais uma evidencia: "Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós..." (Gên.3: 22) Perceba novamente a evidência da trindade, disse o Senhor no singular e como um de nós no plural, mostrando novamente um só Deus, que se manifesta em três Pessoas.

Evidências da Trindade no Novo Testamento

Em Mateus 28: 19 e 20 lemos:

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

     Quando o nascimento de Cristo foi anunciado pelo anjo, este declarou: Descerá sobre ti o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te envolverá com a Sua sombra; por isso também o ente Santo que há de nascer, será chamado Filho de Deus.   Lucas 1: 35.

Neste versículo Lucas menciona os três, “Espírito Santo”, “Altíssimo” e “Filho de Deus”.

Conclusão

Embora o conhecimento da Trindade seja muito complexo para a humanidade e um mistério que um dia será explicado, podemos então concluir que a Palavra de Deus nos revela claramente evidencias que comprova a existências destas três pessoas coeterna em uma só, um só Deus. O suficiente para crer e fortalecer nossa fé. Esta unidade não altera as personalidades distintas do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Tampouco a existência destas personalidades separadas destrói o conceito monoteísta das Escrituras, de que Pai, Filho e Espírito Santo são um único Deus.

Terminamos com que diz Paulo: Paulo também deixa bem claro:
A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós. 2 Coríntios 13:14.


Por Wesley Lira




[1] Max Hatton, Undertanding The Trinity,  Atumn House, Alma Park Grantham, England, 2002;11.
[2] Mathew Henry, Commentary on the Whole Bible, Vol. 1 (Old Tappan, N. J.: Fleming H. Revell Co.), 2.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Períodos históricos das 7 Igrejas do Apocalipse

10 Qualidades de um Ganhador de Almas

Se não existe o inferno, onde fica o quartel general do Diabo e seus demônios?