Jesus o Segundo Adão?



E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória. 1 Timóteo 3.15,16.

"Cristo é chamado o segundo Adão. Em pureza e santidade, ligado com Deus e amado por Deus, Ele começou onde o primeiro Adão começou. Voluntariamente Ele passou pelo terreno onde Adão caíra, e redimiu as falhas de Adão." SDA Bible Commentary, vol. 7A, p. 650.

Tal como Adão antes da queda, Jesus tinha a natureza humana do homem, com a possibilidade de cair em tentação. Mas uma vez Ele nunca cedeu ao pecado, permaneceu sem pecado. Assim Ele Se tornou o segundo Adão e nos redimiu da falha do primeiro Adão. Ver 1 Coríntios 15: 21 e 22.

"Por quatro mil anos estivera à raça a decrescer em forças físicas, vigor mental e moral; e Cristo tomou sobre Si as fraquezas da humanidade degenerada. Unicamente assim podia salvar o homem das profundezas de sua degradação."[1]

Assim, Cristo recebeu menos força física do que Adão tinha possuído. Ele não era tão alto quanto Adão, pois a raça havia diminuído em estatura desde o tempo da Criação. Não era tão forte quanto Adão, cansava-Se, e precisava descansar, quando Adão provavelmente não teria o mesmo problema.

"Se tivéssemos de sofrer qualquer coisa que Cristo não houvesse suportado, Satanás havia de apresentar o poder de Deus como nos sendo insuficiente.” [2]

Jesus não teve vantagem sobre nós para vencer a tentação, e Ele venceu o pecado do mesmo modo que podemos vencer. Nem mesmo por um pensamento cedeu Jesus à tentação e a mesma vitória (de resistir à tentação) também pode ser nossa.

Humano, ao mesmo tempo divino. Mesmo sendo o “Pão da vida”, Ele sentiu fome; como a “Água da Vida”, Ele disse. “Tenho sede”. Ele viveu sobrecarregado, de fadigas e preocupações, porém, prometeu: “Eu vos darei descanso.” Ele chorou, mas “lhes enxugará dos olhos toda a lágrima”. Ele morreu, mas Se tornou o único em quem podemos ter a vida eterna. (AD)

Jesus o Filho do Homem: 100% humano (Lc 19:10)
Jesus o Filho de Deus: 100 % Deus (Mt 16:16)

Por Wesley Lira





[1]  Ellen G. White, O Desejado de T. as Nações. Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, São Paulo, 2008; 117.
[2] Ídem, 24.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Períodos históricos das 7 Igrejas do Apocalipse

10 Qualidades de um Ganhador de Almas

Se não existe o inferno, onde fica o quartel general do Diabo e seus demônios?