Poluição na Casa de Deus

             

O comercio estava correndo solto na Casa de Deus, o pecado das pessoas era lucro para os mercadores e fariseus, assim como o pecado é lucro para o demônio. O roído, o movimento e as transações comerciais que ali havia, deve ter ofendido a consciência religiosa dos que adoravam a Deus “em espírito e na verdade” (Jo 4:24).[1]

O comercio impediam que a totalidade dos adoradores obtivesse o conhecimento devido do caráter e dos requerimentos de Deus.  Especialmente, estavam roubando aos adoradores gentis, lhes tirando a oportunidade de conhecer a Deus tal como Ele é. Em seu espírito ambicioso, os dignitários do templo não eram melhores que ladrões.[2]

Porque os filhos de Judá fizeram o que era mal aos meus olhos, diz o Senhor; puseram as suas abominações na casa que se chama pelo meu nome, para contaminá-la. Jeremias 7:30

Atrapalhando a missão

Jesus exclama a importância do templo como casa de oração, e quando alguém contamina este lugar sagrado (com comércio, musicas com ritmo secular e heresias) prejudica a aquisição da salvação daqueles que estão em pecado. Estão sendo como os mercadores e como os fariseus. Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando. Mateus 23:13.

Jesus ao ver aquela situação, percebeu que estavam prejudicando sua missão, estavam prejudicando a real função do templo, por isso agiu com tanta veemência. Em linguagem humana, é tão estressante ver alguém atrapalhar ou destruir algo que estamos lutando ou construindo!

Purificação do templo

Jesus não hesitou em nenhum momento em expulsar o mal que estava contaminando a casa de Deus, porque a Casa de Deus é um lugar de salvação, onde as pessoas buscam vencer suas debilidades espirituais.

A versão de João é bem interessante:

Então ele fez um chicote de cordas e expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois; espalhou as moedas dos cambistas e virou as suas mesas.
            Aos que vendiam pombas disse: “Tirem estas coisas daqui! Parem de fazer da casa de meu Pai um mercado!”
João 2: 16.

O mal será eliminado, mas não somente será eliminado com palavras e sim com ações de forças, com uma luta literal. Jesus irá usar todos os meios para nos defender, um chicote, uma espada o que for; Ele lutará sempre para nos fazer feliz.

Purificação do nosso coração

A luta de Jesus hoje é sem duvida a purificação dos corações da humanidade, mas para isso acontecer Ele não pode simplesmente entrar e tirar a força toda contaminação, Ele necessita de nossa ajuda para poder eliminar este mal de dentro de nós.

Mas a luta está bem complicada em nossos dias, pois os seres humanos estão fortemente contaminados. O pecado faz parte da vida das pessoas e muitas não sentem a necessidade de uma purificação, não sentem a necessidade do Salvador.

Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, 2 Timóteo 3:1-4.

Jesus nunca abandona um combate, Ele está disposto a combater até o ultimo momento por nós. Jesus não desistiu quando estava sofrendo grandes dores físicas e espirituais na cruz. Por isso Ele não irá desistir de entrar no nosso coração, purificar-nos e nos dar a salvação.

Por Wesley Lira



[1] Casa Publicadora Brasileira, Comentário Bíblico Adventista Tomo 5, 2013, Mateus 12:12,13.
[2] Idem



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Períodos históricos das 7 Igrejas do Apocalipse

10 Qualidades de um Ganhador de Almas

Se não existe o inferno, onde fica o quartel general do Diabo e seus demônios?