Se não existe o inferno, onde fica o quartel general do Diabo e seus demônios?


É difícil entrar em consenso de um lugar físico onde Satanás habita. Será que poderia ser no “Triangulo das bermudas”, conhecido também como “Triangulo do Diabo”? Este misterioso lugar está formado por uma vasta área oceânica entre o estado da Flórida nos EUA, Porto Rico e as ilhas Bermudas.
Ao longo dos últimos séculos foi responsável pelos desaparecimentos de dúzias de navios e aviões, que sumiram do mapa sob circunstâncias misteriosas. Alguns escritores têm usado alguns conceitos sobrenaturais para explicar os eventos no triângulo.

Mais não é uma prova contundente da habitação de Satanás e seus anjos malignos. Seguramente ele tem um lugar estratégico para habitar.
Será que poderia ser a cidade de Pérgamo?             
“E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz Aquele que tem a espada aguda de dois fios: Eu sei as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o Meu nome, e não negaste a Minha fé, ainda nos dias de Antipas, Minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.”  Apocalipses 2:12 e 13.
Pérgamo se destacou no ano 29 a. C. por ser a sede do primeiro culto rendido a vida de um imperador.  Edificou-se um templo e foi dedicado à adoração conjunta da deusa Roma e ao imperador Augusto.  Nos dias em que João escreveu estas palavras os cristãos sofriam intensas perseguições por negar-se a adorar ao imperador Domiciano (81-96 d. C.), a qual insistia em ser adorado como “senhor e deus”.  Pérgamo era também a capital religiosa da Ásia Menor, o centro das religiões de mistério, e tinha muitos templos pagãos.  Sua designação como o lugar “onde está o trono de Satanás” resultava, pois muito apropriada.

Pérgamo talvez fosse uma habitação para Satanás e seus anjos, mais atualmente poderia não ser. O texto de 1 Pedro 5:8 esclarece esta questão.

 “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.”

Satanás atualmente está tão ocupado, que não tem tempo de habitar em algum lugar. Ele deve está pulando de casa em casa, participando da vida familiar da humanidade. Claro! Aqueles que permitem sua presença.

Podemos concluir de uma forma satisfatória que não existe um lugar de tormento eterno, mas existe sim um lugar que pode ser um tormento sem fim, um tormento por toda uma vida. Este lugar que pode ser também morada de satanás e seus anjos é a nossa vida.

A cidade de Pérgamo como nós vimos era um centro de apostasia onde estava o trono de satanás. Assim também ele pode fazer morada quando esquecemos que Jesus é o rei de nossa vida.


Por Wesley Lira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Períodos históricos das 7 Igrejas do Apocalipse

10 Qualidades de um Ganhador de Almas